Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval  

7 de fevereiro de 2023 0 Por cvpblog

Neste ano de 2023, teremos 9 feriados nacionais para anotar no calendário para descansar e curtir com a família, mas sempre que temos uns dias livres pensamos em colocar o pé na estrada e conhecer um novo destino ou visitar parentes em outra cidade e é nesse momento que você precisa saber qual é o Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval.

Uma dúvida muito comum entre os motoristas é se mesmo a sua viagem sendo com uma curta distância também é necessário realizar a revisão e a resposta é sim, por isso, tanto para muitas horas de estrada quanto para poucas é primordial ter alguns cuidados com o seu veículo que zelam pela segurança e o bolso do condutor. 

Realizar essa revisão é essencial para que a sua viagem seja realizada com tranquilidade tanto na ida quanto na volta, por isso, separamos alguns itens que precisam ser feitos com antecedência para se prevenir de possíveis problemas. 

Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval  

Para garantir que o seu carro esteja adequado para enfrentar as diversidades que uma viagem pode trazer como no caso dos congestionamentos é primordial saber se sua revisão está em dia ou se é necessário analisar funcionalidades chaves do seu veículo. Saiba quais são elas: 

Pneus

Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval  - Pneus

Esse é um dos primeiros itens que vem na cabeça quando falamos de viajar e com certeza é necessário que tenha um cuidado especial já que sem ele o veículo não tem sustentação nem para se movimentar. 

A calibragem é um dos processos que precisam ser feitos para o bom funcionamento do seu pneu, mas não esqueça de verificar no manual do seu carro qual é o calibre correto para o seu modelo e também realize essa adequação no estepe para possíveis necessidades de troca durante o trajeto. 04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

Também verifique se os pneus não tem desgastes que podem comprometer no contato com o asfalto e causar acidentes e se tiver não exite em trocar por novos já que o problema pode ser muito maior em caso de acidentes. 

Como os freios no seu Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval

Ter algum problema no sistema de freios pode causar transtornos em qualquer momento da utilização do carro e a questão pode se agravar quando pegamos uma rodovia onde a velocidade é maior, por isso, não deixe de verificar os componentes que fazem parte desse equipamento. 

Solicite na hora da revisão que sejam olhados os discos, pastilhas, fluidos, sapatas, cilindros e a composição das peças como um todo para que se for detectado alguma divergência seja possível trocar ou restaurar a tempo. 

Além disso, é possível você mesmo perceber os sinais que seu carro apresenta quando está com algum problema, por exemplo, vazamentos de óleos ou barulhos fora do comum, por isso, esteja sempre atento ao funcionamento do seu veículo. 5 sinais de que está na hora de fazer a revisão do seu carro

Fluidos 

A utilização de fluidos é encontrada em diversas partes do carro como no motor que contribui para o resfriamento do sistema e lubrificação das peças e sua manutenção precisa estar em dia referente a data de validade do produto que foi utilizado. 

Por isso, esteja atento se o nível está adequado e dentro do prazo indicado ou se será necessário a sua substituição. Esse indicativo é essencial no seu Checklist: Itens para verificar antes de pegar a estrada para o carnaval.

Sistema elétrico está no seu Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval?

Verifique se todas as luzes estão funcionando adequadamente como setas, freios, luz de ré, farol alto e baixo, pisca alerta, entre outros. Esses recursos são necessários em qualquer momento, mas principalmente se tiver um tempo chuvoso e de noite. 

Também lembre-se de consultar a carga da sua bateria que é um dos principais equipamentos que garantem o funcionamento do seu veículo. Para isso, conte com o apoio de um especialista que vai te apoiar nesse processo de análise e também na troca das peças. As peças e acessórios que o seu carro precisa estão na CVP Veículos!

Equipamentos de segurança 

Para finalizar o seu Checklist é preciso lembrar do que levar caso tenha alguma emergência, por exemplo, o estepe como já foi dito, mas também se está com sua chave de roda, triângulo, macaco, entre outros. 

Todas essas ferramentas são essenciais para auxiliar na troca de um pneu ou até mesmo sinalizar uma parada de emergência, lembre-se que se você não tem esses itens disponíveis pode gerar algumas multas se caso for abordado, então, evite os custos e promova sua prevenção. 

Importância do Checklist: Itens para verificar antes de viajar para o carnaval

Como vimos até aqui, a realização da revisão veicular é primordial antes de realizar sua viagem, mas também é necessário manter o tempo adequado de manutenção do veículo já que os desgastes podem ser recorrentes.

Então, nada melhor do que contar com parceiros de confiança que entendam do assunto e possam contribuir na execução dessa análise. A CVP Fiat é a primeira concessionária de Brasília especializada em FIAT e disponibiliza os melhores serviços para que o seu veículo esteja qualificado para todos os momentos da sua vida. CVP Veículos é a mais antiga concessionária FIAT do Distrito Federal

Saiba como agendar sua visita com um especialista! Fale com a CVP FIAT de Brasilia