04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

31 de janeiro de 2023 2 Por cvpblog

Sabemos que os pneus são um dos grandes responsáveis por acidentes de carro, principalmente aqueles pneus que não são trocados há muito tempo, ou não realizam a manutenção necessária. Entretanto, quando se tem pneus bem preservados a sua vida útil pode chegar a até cerca de 100 mil quilômetros rodados mas, para que isso aconteça, é necessário que o proprietário do carro tenha alguns cuidados. Pensando nisso, separamos para você 04 dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat. Continue a leitura e conheça-as!

Quais são as dicas para a preservar o pneu do meu carro Fiat? 

Os pneus do seu carro são muito mais do que um pedaço de borracha ao redor das rodas, os pneus são elementos essenciais em um carro para que a condução do seu Fiat seja segura. O que poucas pessoas sabem ou acabam negligenciando é que algumas ações podem fazer total diferença na vida útil dos pneus do seu carro. 

Além disso, os pneus representam um valor significativo nos custos com manutenção do carro, ou seja, o cuidado com eles são essenciais não somente para sua segurança, mas também na economia do seu bolso. Mas, afinal quais são as 04 dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat? 

1 – Evite arrancadas e freadas bruscas

Arrancadas em alta velocidade ou freadas de forma brusca acabam causando um atrito muito grande entre o pneu e o solo. Quando travamos a roda com a finalidade de parar o carro repentinamente, estamos contribuindo com o desgaste do pneu, e quanto mais busca for, maior será o dano provocado ao pneu ao longo do tempo de uso. 

Além disso, ambos são proibidos por mês. Portanto, ao sair com o carro, tente manter uma aceleração progressiva e constante. Evite também frenagens bruscas, e lembre-se quanto maior o atrito do pneu com o asfalto, maior o desgaste.

2 – Calibre os pneus periodicamente

A calibragem dos pneus periodicamente, é essencial para sua preservação. Por isso, deve ser conferida constantemente, mas lembre-se que tanto a falta quanto o excesso de pressão são prejudiciais para a conservação e bom estado dos seus pneus. 

O mais indicado é sempre manter os pneus do seu carro com a pressão especificada pelo fabricante, e conferir a calibragem dos pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de realizar uma viagem mais longa. Também é importante lembrar que deve-se calibrar os pneus quando estiverem frios, para evitar uma diferença na pressão por causa das altas temperaturas.

Existem 03 formas de saber qual é a pressão recomendada para o seu Fiat, e essas formas são: 

  • Para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.
  • É  muito importante buscar as recomendações exatas para o seu modelo de carro no manual do proprietário fiat. Basta escolher o seu modelo e você conseguirá acessar as informações do seu Fiat.
  • Você também pode procurar o adesivo no seu carro. Geralmente é possível encontrá-lo na parte interna da porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no para-brisa. 

3 – Realize o alinhamento e balanceamento do seu carro Fiat.

Antes de tudo, é interessante entender o que se trata cada um desses serviços de manutenção. O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas, para que elas sigam de acordo com as especificações feitas de fábrica. Já o balanceamento, mede as forças do conjunto em rotação – tanto com o carro parado, quanto com as rodas em movimento sobre o equipamento de ajuste. 

04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

Essenciais para uma boa conservação dos pneus, realizar o alinhamento e balanceamento  do seu carro fiat, devem estar sempre em dia. Com eles, garante-se que o carro está dentro das condições ideais e sem nenhum desgaste excessivo dos pneus. Apesar de ser muito comum fazer o alinhamento e balanceamento juntos, não é obrigatoriamente um pré-requisito você pode fazer um serviço independentemente do outro. 

Os sinais mais evidentes para realizar o alinhamento do seu fiat é geralmente quando o seu veículo passou a puxar mais para um lado. Se você estiver em um lugar plano e de pouco movimento acelere o carro até uns 10 km/h ou 20 km/h e solte o volante: se ele for mais para a direita ou mais para a esquerda, é hora de realizar o alinhamento do seu carro na autorizada Fiat de Brasília.

Já para realizar o balanceamento, os sinais se dão geralmente ao observar trepidações e vibrações excessivas no volante. Por isso, aplique a mesma dica para testar a necessidade de realizar o balanceamento leve o veículo para uma pista plana  bem asfaltada e observe. E se você notou que precisa realizar o balanceamento do seu Fiat, procure uma autorizada Fiat em Brasília

4 – Faça o rodízio dos pneus traseiros e dianteiros

04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

Os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente. Por exemplo, os pneus da parte da frente carregam mais de 60% do peso do seu carro. E desta forma, esses pneus sofrerão um desgaste maior e de forma mais rápida do que os traseiros.

Os carros fiat possuem tração traseira (força motriz a partir da parte traseira do veículo, permitindo que os carros sejam mais compactos), o desgaste dos pneus tende também a seguir um padrão em grande parte dos automóveis, sendo assim, siga as orientações a seguir para realizar o rodízio do seus pneus:

Os primeiros passos são a verificação visual do estado de conservação dos pneus e também da quilometragem atingida, os pneus dianteiros deverão ter suas posições trocadas com os pneus traseiros. Isso deverá ser feito sem que os lados sejam alterados, ou seja:

  • O pneu dianteiro direito deverá ser trocado com o pneu traseiro direito;
  • E o pneu dianteiro esquerdo deverá ser trocado com o pneu traseiro esquerdo.

A revisão de início de ano

04 Dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat.

O ano de 2023 começou, e com isso, chegou a hora de realizar a revisão e manutenção do seu veículo. Por mais que você não viaje o ano todo para um lugar muito longe. É importante lembrar que, ao longo do ano surgem diversas imprevisibilidades o que pode causar o esquecimento, e ao realizar a revisão veicular no início do ano, vai te ajudar a garantir um bom funcionamento do seu automóvel ao longo de todo ano.

Por isso, além de todos os outros itens planejados, tais como: documentação, renovação do seguro e IPVA, não se esqueça de revisar os pneus. Seguindo todas as 04 dicas para preservação dos pneus do seu carro Fiat. Com certeza você terá um ano de 2023 mais seguro!