Alinhamento e balanceamento: confira para que servem e os sinais de alerta

Alinhamento e balanceamento: confira para que servem e os sinais de alerta

11 de fevereiro de 2022 1 Por Lara Aliano

É muito comum você encontrar em oficinas os serviços de alinhamento de direção e balanceamento dos pneus do carro.

Neste artigo, você vai entender a importância de realizar o alinhamento e balanceamento do seu carro e saber o melhor momento para realizá-los.

Como muitas vezes o alinhamento e o balanceamento são anunciados em uma mesma oferta, você pode imaginar que devam se tratar de serviços similares. Mas, na verdade, são serviços distintos e nem sempre precisam ser realizados nas mesmas ocasiões.

Por isso, te explicamos a diferença entre o alinhamento e o balanceamento e os principais pontos que devem alertar o motorista para a realização de um serviço ou de outro.

Confira!

Diferenças entre alinhamento e balanceamento

O serviço de alinhamento ajusta o ângulo das rodas do carro. Quando estão alinhadas, as rodas devem ficar retas em relação ao solo e paralelas entre si, o que proporciona maior estabilidade e controle da direção do carro. Também é conhecido como paralelismo do eixo.

Além de manter a segurança do veículo, o carro alinhado proporciona o comportamento ideal do veículo, evitando desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil e interferindo em um consumo de combustível mais baixo.

Já quando se trata do balanceamento, a intenção é evitar que as rodas girem sem provocar vibrações, de forma a equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. O balanceamento traz mais conforto na dirigibilidade e na acomodação dos passageiros, além de também influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

Assim, é muito importante realizar a manutenção tanto para o alinhamento quanto para o balanceamento do carro, já que os serviços são diferentes.

Confira a situação dos pneus do seu veículo aqui https://blog.cvpveiculos.com.br/dicas/dicas-para-escolher-o-pneu-ideal-para-o-seu-carro/

Sinais de atenção

Cuidar do seu veículo e ficar atento a sinais adversos do seu funcionamento são pontos fundamentais para manter a segurança do motorista e passageiros. Então, vamos dar algumas dicas para te ajudar a identificar se o seu carro está precisando passar pelos serviços de alinhamento ou balanceamento.

Por isso, fique alerta para os seguintes pontos:

  • Encontrar dificuldade em conduzir o veículo em linha reta;
  • Se a direção do carro puxar para um dos lados, mesmo quando estiver passando por uma pista reta e com o asfalto em boas condições;
  • Se os pneus apresentarem desgaste mais rápido do que o normal ou de forma desigual entre eles;
  • Se transitar com frequência por pistas muito irregulares com buracos e desníveis;
  • Se você bater a roda do veículo como, por exemplo, no meio-fio ou em algum obstáculo na pista ou ao estacionar;
  • Caso o carro apresente trepidação fora do normal a velocidades acima de 30km/h
  • Caso o carro tenha sofrido algum acidente

Ainda é recomendado realizar os serviços de alinhamento e/ou balanceamento quando os pneus antigos forem trocados por novos ou quando for realizado o rodízio entre eles. Ainda é e quando for realizada a troca de componentes da suspensão ou direção.

Portanto, se você identificar alguns desses pontos no seu carro, entre em contato com a CVP Veículos. Aqui, você conta com serviços de uma equipe capacitada e com a experiência de uma oficina com mais de 40 anos no mercado.

Conheça a nossa história: https://blog.cvpveiculos.com.br/historia/cvp-veiculos-e-a-mais-antiga-concessionaria-fiat-do-distrito-federal/