Carros usados: tudo o que você precisa saber na hora de comprar o seu

Carros usados: tudo o que você precisa saber na hora de comprar o seu

27 de setembro de 2021 0 Por Lara Aliano

A CVP Veículos te ajuda a escolher o melhor veículo. Anote as dicas!

A escolha do motorista por um carro usado ao invés de um 0KM, na maioria das vezes, tem a ver com o valor do veículo. É claro, que comprar um carro direto da fábrica tem as suas vantagens. Mas, também é possível encontrar um seminovo em excelentes condições no mercado, com um preço justo e mais acessível.

Em relação ao carro novo, os modelos seminovos apresentam atrativos como a estabilidade do preço de mercado. Já, no carro 0KM, a desvalorização se dá no momento em que veículo sai da concessionária e só vai aumentando conforme o passar do tempo e quilometragem do veículo.

Portanto, para te auxiliar na escolha do seu carro usado, a CVP Veículos dá algumas dicas para você se sentir confiante na escolha e evitar aquela sensação de ter sido passado para trás.

Em primeiro lugar, é importante saber que há diferença entre carro usado e carro seminovo. Confira aqui nosso blog essa diferença!

Histórico de manutenções

Um dos itens mais importantes na hora de se compra um carro usado é analisar com atenção se o carro passou por todas as revisões. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário.

Nesse documento, é possível conferir se as revisões foram realizadas na concessionária e se seguiram o plano de manutenção conforme cada quilometragem atingida.

Saiba que a revisão em concessionária traz vantagens que influenciam, e muito, na hora de você escolher um carro usado. Dentre elas:

  • manutenção da garantia de fábrica
  • confiabilidade nos serviços prestados
  • equipe qualificada (mecânicos treinados pela fábrica)
  • uso de peças genuínas
  • adequação aos critérios vistoriados pelo seguro
  • melhores opções de pagamento (sem surpresa no final)
  • valorização para a revenda

Faça um test drive

Assim como se você fosse comprar um veículo 0KM, experimente o modelo usado que você tem interesse. Confira os quesitos de conforto, potência e dirigibilidade na prática.

Você poderá verificar o sistema elétrico, observando se não tem nenhuma luz indicadora no painel que sinalize avaria no sistema, como a do Air Bag, freios ABS ou sistema de injeção, por exemplo. Esses avisos podem indicar uma falha grave e o reparo, geralmente, é mais caro.

É nessa hora que você também vai conseguir verificar se há algum barulho ou ruído que chame a atenção. O alinhamento, bem como o funcionamento do ar-condicionado e itens automáticos como vidros e travas são itens que podem ser avaliados enquanto o veículo está em ação.

Na parte interna também é importante reparar na condição dos estofados, painel e cheiro. Isso mesmo!

Se o veículo tiver algum cheiro forte ou de mofo, pode ser indicativo de que o carro tenha sofrido algum alagamento, por exemplo. Aproveite para verificar o assoalho do porta-malas e checar se há pontos enferrujados.

Verifique a situação do carro usado

Neste quesito não estamos falando só de aparência. Claro que você deve verificar a situação do carro como um todo, mas a conferência também deve ser na papelada.

A parte burocrática pode ser conferida pela internet. Com os dados do veículo como placa e Renavan, você deve entrar no site do Detran e conferir se o carro usado que você pretende comprar tem alguma multa, atraso no IPVA ou outra dívida que dificulte a compra.

Isso evita que você venha a ter dor de cabeça mais para frente, já que qualquer débito pode inviabilizar, inclusive, o recebimento do certificado de registro e licenciamento do veículo do exercício.

Confira o passo a passo: https://blog.cvpveiculos.com.br/dicas/consultar-veiculo-detran-df/

Existem também sites especializados, como as empresas “Olho no Carro” e “Check Tudo” por exemplo, que informam todo o histórico do veículo, incluindo passagem por leilões, sinistros, pendências judiciais, histórico de roubo, furto, quilometragem, débitos e multas, restrições nacionais e estaduais, remarcação de chassi e até o nível de aceitação de seguros.

Confira se o carro usado já foi batido

Se neste ponto, o ideal é contar com a transparência das pessoas que está te vendendo o carro usado. Mas se isso não for possível, é bom treinar o seu olhar para alguns pontos.

Sob a luz do dia com o caro limpo e sem estar molhado busque identificar se há pontos quicados, amassados, ondulados ou desnivelamentos na lataria ao longo do veículo. Outros indícios de que o carro tenha se envolvido em uma colisão é a alteração da cor da pintura, pincipalmente nos parachoques.

Um carro que sofreu uma batida pode sofrer desvalorização, além de a colisão poder trazer avarias ao funcionamento adequado. Por isso, fique atento!

Outros pontos para serem conferidos com atenção:

  • estado de conservação dos pneus (se estiverem ruins, há a possibilidade de não passar na vistoria do DETRAN);
  • esterçar o volante continuamente para a direita e para a esquerda com o veículo parado. Se durante esse procedimento for perceptível algum tipo de estalo, significa que a caixa de direção contém alguma avaria e o reparo ou substituição costuma ser muito caro. Isso ainda é sinal de que o carro, provavelmente, andou muito por regiões esburacadas ou estrada de chão.
  • conferir o acendimento dos faróis e lanternas traseiras em carros equipados com sistema LED, já que esse tipo de iluminação não permite a sua substituição. Ou seja, se algum destes itens não acender, tanto o farol quanto a lanterna deverão ser trocados.

No mais, se você quiser garantir a qualidade na compra do veículo usado e ter tranquilidade nesse momento, conte com a CVP Veículos e venha conhecer a nossa seleção de seminovos.

Assim, você pode ficar tranquilo, pois nós já teremos feito todas essas conferências para você.

Saiba mais: https://blog.cvpveiculos.com.br/dicas/maior-variedade-de-carros-seminovos-do-df-so-na-fiat-cvp/