Revisão na Concessionária: conheça as vantagens

Revisão na Concessionária: conheça as vantagens

27 de agosto de 2021 0 Por Lara Aliano

Revisão na Concessionária? Se você tem um veículo, sabe que é preciso cuidar dele para que seu funcionamento ocorra de forma mais adequada e segura para o motorista e para os passageiros.

Para isso, de tempos em tempos, o carro deve passar por revisões preventivas bem como quando for observada alguma alteração no funcionamento padrão.

Desta forma, o motorista pode escolher levar o seu carro para a conferência de motor e demais sistemas tanto em uma oficina dentro de uma concessionária quanto em uma oficina particular. Ou seja, uma oficina não credenciada a uma concessionária da marca do seu veículo.

Mas, deixa eu te contar uma coisa: a revisão realizada em uma concessionária apresenta vantagens que o atendimento em uma oficina externa não traz. Os principais pontos são a manutenção da garantia do veículo e a confiabilidade nos serviços prestados.

Vantagens da revisão em concessionária

  • manutenção da garantia de fábrica
  • confiabilidade nos serviços prestados
  • equipe qualificada (mecânicos treinados pela fábrica)
  • uso de peças genuínas
  • adequação aos critérios vistoriados pelo seguro
  • melhores opções de pagamento (sem surpresa no final)
  • valorização para a revenda

O gerente de Pós-Venda da CVP Veículos, João Neto, explica que a revisão realizada na concessionária engloba critérios de análise definidos pela própria montadora.

“Há um plano de manutenção periódico, que indica os itens que devem ser trocados obrigatoriamente e outros que devem ser verificados, mas trocados, apenas, se for necessário”, declara Neto.

Assim, a revisão na concessionária permite que o veículo opere o mais próximo possível das condições em que saiu da fábrica, além de utilizar somente peças genuínas. Isso tudo, permite que o carro não perca a garantia da fábrica.

Já, caso a revisão seja realizada fora da concessionária, não é possível comprovar junto à montadora que os itens definidos no plano de manutenção foram realmente conferidos e trocados.

Depois da garantia, como fica a revisão na concessionária?

Mas, todo mundo conhece alguém, que, quando o prazo da garantia termina, deixa de fazer as revisões na concessionária. “Será que ainda vale a pena continuar fazendo as revisões na concessionária?”, muitos se perguntam.

Mesmo com o término no prazo de garantia do veículo, o ideal é que a revisão continue sendo realizada na concessionária.

Veja alguns pontos importantes que deixarão essa decisão ainda mais fácil.

Mão de obra qualificada e profissionais especializados

Além de ter toda a assistência especializada, você conta com mecânicos especialistas no carro da marca. Os profissionais que trabalham na oficina de uma concessionária são qualificados e foram treinados pela própria montadora.

Assim, o profissional utilizará todo o material adequado, desde ferramentas a produtos e peças genuínas. O mecânico de uma concessionária conhece o seu carro de verdade e não fará experimentos para tentar descobrir qual pode ser o problema.

Prevenção e economia

Como a revisão do veículo segue um plano desenvolvido pela própria montadora do veículo, as manutenções são realizadas de forma preventiva, mesmo após o período da garantia ter expirado. Ou seja, o veículo passa por uma verificação praticamente completa, que percorre os sistemas elétrico e mecânico.

Desta forma, evita-se uma manutenção corretiva, já que, em caso de sinais de desgaste de uma peça além do esperado, há a orientação para a sua troca.

“Se acharmos algum inconveniente durante a manutenção preventiva podemos contornar um futuro problema com a troca de uma peça, por exemplo, antes que ela venha a falhar. Assim mantemos a segurança do veículo e evitamos que a revisão seja corretiva, o que geraria mais gastos ao proprietário do veículo”, detalha João Neto.

Além de prevenir o desgaste excessivo do veículo, a revisão programada, como diz o nome, já consegue prever quanto será o investimento para realizar os serviços. O que permite uma programação financeira antecipada para cuidar do seu carro.

Atualização de sistemas de tecnologia

Durante a revisão do veículo na concessionária também entra na lista a verificação de se há alguma atualização do software disponível para o seu carro. Isso, é claro, se o seu veículo for de um modelo que tenha algum sistema tecnológico embarcado.

A atualização do software deixa o seu carro mais eficiente, econômico, além de interferir, inclusive, nos sistemas de segurança.

Por óbvio, esse serviço você somente encontrará em uma concessionária credenciada pela marca do seu veículo, já que a atualização é repassada diretamente pelos engenheiros da montadora aos concessionários.

Valorização na revenda

Agora, pense nisso tudo, na hora de vender o seu carro. Com certeza, ter o registro no manual do carro de que todas as revisões foram realizadas na concessionária traz valorização ao seu veículo.

Afinal, se trata de uma garantia de que o carro teve o acompanhamento necessário conforme todos padrões estabelecidos pela montadora para o seu bom funcionamento.

Se fosse você, você preferiria comprar um carro com essa segurança ou um sem garantia de procedência das peças trocadas e dos serviços realizados?

Agora, acho que não restam dúvidas de que vale a pena, sim, realizar todas as revisões do seu carro na concessionária, mesmo após o período de garantia do veículo.

Aqui na CVP Veículos, além de uma oficina com mais de 40 anos de tradição, você ainda conta com serviços de alinhamento e balanceamento, pintura, funilaria dentre outros.