Confira os modelos de carros automáticos mais econômicos do DF

Confira os modelos de carros automáticos mais econômicos do DF

7 de março de 2022 0 Por Lara Aliano

O carro automático, hoje, é uma opção que atende a todos os gostos, além de terem se tornado bem mais acessíveis e com tecnologias cada vez mais modernas. Essa evolução permitiu, ainda, que esse tipo de câmbio se tornasse, cada vez mais econômico.

Isso significa que os carros com câmbio automático estão conseguindo percorrer uma mesma distância ou até maior com a mesma quantidade de combustível, seja ele abastecido com etanol ou gasolina. Há ainda os modelos Fiat com câmbio automático que são abastecidos com diesel, caso da Fiat Toro.

Assim, para se ter ideia da economicidade do veículo é preciso avaliar os dados de consumo de um carro. Eles demonstram essa capacidade tanto em um ambiente urbano quanto na estrada. A diferença entre os ambientes pode alterar o consumo do carro já que na estrada, o carro desenvolve de forma contínua, conseguindo atingir maior economia.

Enquanto na cidade semáforos, quebra-molas, engarrafamento, exigem que o motorista reduza a velocidade e pare o veículo inúmeras vezes, acelerando o carro novamente na sequência. Isso exige um comportamento do veículo que acaba consumindo um pouco mais de combustível e interferindo, consequentemente, no consumo e na economia do carro automático.

Carros automáticos mais econômicos Fiat

ModeloCiclo urbanoCiclo estrada
Nova Strada12,4 km/l (gasolina) 8,8 km/l (etanol)13,9 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol)
Pulse Drive 1.312,9 km/l (gasolina) 9,2 km/l (etanol)14,3 km/l (gasolina) 10,4 km/l (etanol)
Pulse Turbo12 km/l (gasolina) 8,5 km/l (etanol)14,6 km/l (gasolina) 10,2 km/l (etanol)
Toro Endurance Turbo 2709,7 km/l (gasolina) 6,8 km/l (etanol)
11,6 km/l (gasolina) 8,2 km/l (etanol)
Toro Freedom Turbo 2709,5 km/l (gasolina) 6,6 km/l (etanol)
11,2 km/l (gasolina) 8,0 km/l (etanol)
Toro Volcano Turbo 2709,5 km/l (gasolina) 6,6 km/l (etanol)
11,2 km/l (gasolina) 8,0 km/l (etanol)
Toro Freedom Turbodiesel10,1 km/l (diesel)
12,6 km/l (diesel)
Toro Volcano Turbodiesel10,4 km/l (diesel)12,7 km/l (diesel)
Toro Ranch Turbodiesel10,4 km/l (diesel)12,7 km/l (diesel)
Toro Ultra Turbodiesel10,1 km/l (diesel)
12,6 km/l (diesel)

Carro automático

Quando se fala em carro automático, significa dizer que a troca de marchas é realizada de forma autônoma pelo sistema de câmbio. Ou seja, o motorista não precisa apertar a embreagem e mudar a posição do câmbio, conforme acelera ou reduz a velocidade. Inclusive, o pedal da embreagem nem mesmo existe nos carros automáticos.

Na Nova Strada 2022, por exemplo, o câmbio automático CVT é inédito. Tornando, assim, a picape na primeira com essa transmissão da sua categoria no país. Além da versão Volcano, o novo conjunto marca também a linha Ranch.

A opção pelo câmbio automático era um desejo dos consumidores da Nova Strada, que foram conquistados por seu design moderno, tecnologia e espaço interno da cabine dupla de quatro portas, assim como da ampla caçamba da picape.

O câmbio automático CVT ainda é item de série nas versões Turbo 200 Flex do Pulse. A configuração 1.3 Firefly da SUV pode receber a transmissão automática e também a caixa manual de cinco marchas.

Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o melhor desempenho do segmento.

Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, a Fiat ainda dispõe do câmbio automático na picape Toro. Com transmissão automática de 6 marchas e motor Turbo 270 estão disponíveis as configurações Endurance, Freedom e Volcano.

Já a Toro com motor 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II) e câmbio automático de última geração de 9 marchas está presente nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra. Neste formato a tração é sempre 4×4.

A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência e câmbio automático de 6 velocidades e tração 4×2.

Câmbio automático mais econômico – CVT

O câmbio automático CVT é associado ao avançado motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência com sete velocidades simuladas. Essa transmissão foi desenvolvida junto à Aisin, uma das mais prestigiadas empresas do segmento de powertrain.

O câmbio CVT funciona a partir de usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo. Essa solução entrega o máximo de suavidade e conforto para o motorista sem comprometer a performance e eficiência do conjunto. Esse tipo de câmbio automático prima pelo conforto e economia de combustível com diferentes modos de funcionamento.

Confira os três modos de condução do câmbio automático CVT:

  • Modo Automático: a central eletrônica faz o ajuste das relações e tempo de resposta conforme a demanda do motorista, se ajustando de acordo com os diferentes cenários do dia a dia e privilegiando baixas rotações para maior conforto e baixo consumo de combustível.
  • Modo Manual: para quem não abre mão do controle. Nele, o controle eletrônico do câmbio cria sete marchas pré-definidas, que podem ser trocadas manualmente e de forma sequencial por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante.
  • Modo Sport: acionado por um botão no volante, leva ainda mais diversão na condução do seu Fiat. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima. Tudo para uma tocada mais esportiva e dinâmica.

Confira os preços dos carros automáticos da Fiat

ModeloPreços sugeridos*
Nova Strada Volcano cabine dupla 1.3 flex 4P 2022R$ 111.990,00
Nova Strada Ranch cabine dupla 1.3 flex 4P 2022R$ 116.990,00
Pulse Drive 1.3 AT flex 4p 2022R$ 96.990,00
Pulse Drive Turbo 200 AT flex 4p 2022R$ 104.990,00
Pulse Audace Turbo 200 AT flex 4p 2022R$ 112.490,00
Pulse Impetus Turbo 200 AT flex 4p 2022R$ 123.490,00
Toro Endurance Turbo 270 flex AT6 2022R$ 137.990,00
Toro Freedom Turbo 270 flex AT6 2022R$ 149.190,00
Toro Volcano Turbo 270 flex AT6 2022R$ 163.290,00
Toro Freedom Turbodiesel AT9 2022R$ 183.690,00
Toro Volcano Turbodiesel AT9 2022R$ 197.790,00
Toro Ranch Turbodiesel AT9 2022R$ 205.390,00
Toro Ultra Turbodiesel AT9 2022R$ 207.390,00
*Preços sugeridos pela montadora para o mês de Fevereiro de 2022

Conheça os carros automáticos mais econômicos do Distrito Federal na CVP Veículos!