FIAT no Brasil: do pioneirismo à inovação

FIAT no Brasil: do pioneirismo à inovação

30 de maio de 2021 0 Por Lara Aliano

Do Pioneirismo á inovação. Em primeiro lugar, antes de tudo a expansão da FIAT na década de 1970 trouxe a tradicional montadora familiar italiana para o Brasil. Aqui, a empresa automotiva se tornaria uma das marcas mais queridas pelo brasileiro, fazendo história com os carros produzidos localmente.

Todavia, inaugurado em setembro de 1976, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o polo automotivo da FIAT se fixou centenas de quilômetros de distância dos concorrentes, concentrados no ABC Paulista.

Como resultado, pessoas do país inteiro foram trabalhar na recém-chegada montadora e, muitos deles, receberam treinamento na origem de tudo, em Turim, na Itália.

Ainda mais! Saiba mais sobre a história da FIAT neste artigo.

Primeiro FIAT brasileiro

fiat no brasil
Fiat 147: O primeiro modelo fabricado no Brasil

Foi com sotaque mineiro que o primeiro carro da montadora italiana nasceu no Brasil. Além disso, o FIAT 147 foi inspirado no modelo 127 europeu, que não se adaptou ao clima tropical.

Contudo, o hatch 100% brasileiro atendia às necessidades locais de calor intenso, motor potente para enfrentar ladeiras e pistas de terra esburacadas. Além de mais espaço e econômico que os concorrentes da época, o FIAT 147 trouxe inovações ao mercado brasileiro com o motor transversal e refrigerado a água, pneus radiais.

Alguns anos depois, o FIAT 147 seria o primeiro carro nacional com motor a etanol. O combustível era uma opção à gasolina em um momento em que a crise do petróleo assolava o mundo e pesava nas importações brasileiras.

O país, inclusive, lançara o Programa Proálcool por Decreto presidencial, em 1975. Afinal, a iniciativa buscou intensificar a produção de álcool combustível a partir de incentivos fiscais e empréstimos bancários com juros abaixo da taxa de mercado para os produtores de cana-de-açúcar e para as indústrias automobilísticas desenvolverem carros movidos a álcool.

Os queridinhos nacionais

Uno Mille: Uma revolução no mercado Brasileiro

O FIAT 147 tornou-se popular no Brasil, onde formou uma família composta por modelos sedã (Oggi), perua (Panorama), furgão (Fiorino) e picape (147 Pick-up).

Na sequência, outros carros FIAT caíram no gosto do povo. Quem não se lembra do primeiro Uno, que se chamava originalmente FIAT Mille. O carro foi sucesso de vendas durante muitos anos, até deixar de ser produzido em 2014, a partir da chamada Lei do Airbag, que obriga que os carros OKM saíssem da fábrica com airbag frontal e freios ABS.

Outra versão do Mille, o Novo Uno também conquistou os motoristas brasileiros, assim como o Palio e o recente Mobi.

Do pioneirismo à inovação

suv fiat
SUV da Fiat:: Arquitetura veicular mais avançada do Brasil

Com o sucesso garantido pelos modelos populares, a marca buscou atrair o nicho mais refinado. O primeiro carro considerado de luxo da FIAT foi o Tempra. Lançado na Itália, em 1991, o modelo trouxe recursos de estilo na carroceria, interior equipado e alguns avanços tecnológicos.

A tecnologia, no entanto, avançou exponencialmente nas últimas três décadas e está presente na FIAT Toro, modelo mais moderno no portfólio da marca.
Um dos carros mais vendidos do Brasil, seu novo modelo apresenta um sistema de assistência ao condutor, oferecendo mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros com recursos de frenagem autônoma de emergência e aviso de saída de faixa, por exemplo.

Do pioneirismo do FIAT 147, a montadora italiana, hoje, está com os olhos voltados para o futuro. Focada em modularidade, segurança e performance, a montadora lançou, recentemente, a arquitetura veicular (MLA) mais moderna produzida nacionalmente, que fará sua estreia no novo SUV da FIAT.