FIAT: conheça a história centenária da marca italiana

FIAT: conheça a história centenária da marca italiana

28 de maio de 2021 0 Por Lara Aliano

Em 11 de julho de 1899, nascia a Fábrica Italiana Automobilística de Turim, cujo acrônimo tornou-se conhecido mundialmente: FIAT. Primeiramente, a história da Fiat vem da Itália para o mundo, a FIAT é uma das empresas automobilísticas com maior tradição e reconhecimento.

Bem como, Fundada por Giovanni Agnelli, a FIAT se tornou a maior montadora de carros da Itália, em 1910. Tamanho destaque fez com que a montadora sofresse considerável impacto em sua atividade industrial durante o período de Guerras Mundiais. Nesse sentido, com participação ativa nas duas grandes Guerras, a FIAT produziu tratores, maquinários, motores marinhos e até aviões para o governo italiano.

No pós-guerra, o negócio, no entanto, se firmou mesmo na produção de automóveis. A partir doas anos 1950, a Itália viveu um período de boom econômico e a indústria automobilística foi um dos principais propulsores de crescimento, tendo a produção aumentado seis vezes ao longo da década.

Saiba como a tradicional montadora familiar italiana veio para o Brasil neste artigo.

Conglomerado e inovações sobre a história da Fiat

Sob gestão do neto Gianni Agnelli, desde 1966, a empresa familiar se expande e a FIAT torna-se um conglomerado automotivo. Marcas de prestígio mundial como Ferrari, Maserati, Lancia, Abarth e Alfa Romeo passaram a integrar o Grupo FIAT.

Nos anos oitenta, o mundo industrial passou por profundas transformações, ligadas sobretudo ao desenvolvimento da eletrônica e de novos materiais. A FIAT investe, então, em inovação de produtos e processos.

Mundo afora

Com a concorrência internacional cada vez mais acirrada, o Grupo FIAT busca novos mercados fora da Europa com alto potencial de desenvolvimento. Em 2009, o Grupo FIAT e Grupo Chrysler anunciam uma aliança estratégica global com o objetivo de otimização da fabricação e base global de fornecedores, compartilhamento de tecnologias e acesso a novos mercados.

No início de 2014, o Grupo Fiat adquire 100% da propriedade do Grupo Chrysler. Em outubro do mesmo ano, as duas empresas se fundem para criar a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), hoje parte da líder global em mobilidade Stellantis.

Para saber mais sobre a história centenária da FIAT, acesse a página do FCA Group.