IPVA: porque manter o imposto em dia?

IPVA: porque manter o imposto em dia?

9 de janeiro de 2023 0 Por cvpblog

Todo ano é a mesma coisa: se você possui automóvel, tem de pagar o IPVA. Mas você sabe mesmo por que esse imposto é recolhido? Por isso no artigo de hoje vamos falar sobre o imposto conhecido por IPVA: porque manter o imposto em dia?

2023 já começou e você já deve estar se preocupando em organizar suas finanças, dentre elas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas ao contrário do que muita gente pensa, o governo não recolhe esse imposto para investir apenas na infraestrutura de estradas e é sobre isso que vamos falar neste post.

O que é IPVA: porque manter o imposto em dia?

O IPVA é uma sigla para o termo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e trata-se de um tributo de periodicidade anual cujo fato gerador é a mera propriedade do veículo. Esse imposto é cobrado anualmente de proprietários de veículos (exceto barcos e aviões), com base no valor do bem.

Essa arrecadação é feita pelos governo estadual e pelo Distrito Federal, onde metade do valor pertence ao município e a outra metade ao estado. Por isso a alíquota é diferente em cada um dos estados brasileiros.

Como o governo utiliza O dinheiro do IPVA?

Todos os anos, você se questiona para onde vai o dinheiro do IPVA. E não é à toa. O IPVA é o imposto mais caro do veículo e atrasar seu pagamento pode causar uma grande dor de cabeça. Por esse motivo, o time da CVP Veículos Fiat decidiu esclarecer essa dúvida de uma vez por todas. E te ajudar a entender mais sobre esse imposto.

Assim como outros impostos, o IPVA não possui uma destinação específica. Todo dinheiro arrecadado em tributações pelo país servem para diversas utilizações, desde o investimento em infraestrutura de estradas, construção de escolas e hospitais e até mesmo o pagamento de dívidas públicas estaduais e municipais.

Por que eu preciso pagar o IPVA?

Pagar o IPVA é um dever de todo proprietário de veículo terrestre, portanto quem não paga o imposto, além de ser multado e ter seu nome inscrito na dívida ativa, fica impossibilitado de realizar o licenciamento do veículo, podendo gerar a apreensão do automóvel, multa e desconto de sete pontos na CNH. Mantenha seus impostos em dia e evite dores de cabeça.