Financiamento de carros seminovos: saiba como funciona

Financiamento de carros seminovos: saiba como funciona

16 de dezembro de 2021 1 Por Lara Aliano

A decisão de comprar um carro deve ser tomada após analisar alguns fatores. Por exemplo, o veículo será novo ou seminovo? Qual será a forma de pagamento: à vista ou financiado? Qual a melhor forma de comprar: particular ou concessionária?

Bom, aqui no Blog da CVP Veículos você encontra dicas para cada uma dessas dúvidas. E no artigo de hoje vamos mostrar como escolher o melhor financiamento para carros seminovos.

A opção pelos seminovos está em alta, já que, em decorrência da pandemia do coronavírus, a o período de entrega de um veículo 0KM pode demorar mais do que o esperado. Assim, a oportunidade de financiar esse tipo de veículo está cada vez mais flexível e vantajosa.

Vantagens do financiamento para seminovos

Apesar de as empresas que comercializam veículos, estarem mais acostumadas a realizar financiamentos na comercialização de veículos, saiba que essa forma de compra também está disponível para os carros seminovos.

Faça uma pesquisa em diferentes instituições que oferecem esse serviço como bancos, seguradoras e até instituições de crédito. Algumas delas, inclusive, financiam até 100% do valor do veículo. Ou seja, não é necessário dar uma entrada.

Isso é o que efetivamente irá influenciar nas parcelas do financiamento do seu carro seminovo. Se houver a oportunidade de dar um valor mais alto de entrada, as parcelas podem se tornar ainda mais atrativas com prazo mais curto para pagar o valor financiado.

Para isso, confira algumas vantagens de financiar um veículo seminovo:

  • parcelas sob medida (faça a simulação e avalie as melhores condições)
  • parcelamento com ou sem valor de entrada (algumas empresas financiam até 100% do valor)

Mas, preste atenção, pois especialistas do mercado financeiro indicam que o ideal é não comprometer mais de 30% da sua renda com financiamentos.

Então, conheça bem o seu orçamento antes de buscar um financiamento para comprar um automóvel. Isso evitará dor de cabeça no futuro e preservará o seu veículo.

Na CVP Veículos, o cliente pode fazer a cotação de qual a melhor opção para financiar o seu veículo seminovo, já que trabalhamos com todos os bancos e os melhores prazos para pagamento.

Como funciona o financiamento de um veículo?

Conforme o seu orçamento e o dinheiro que já tem disponível para comprar o veículo escolhido, você pode definir junto à instituição financiadora a melhor condição para a entrada e o número e valor das parcelas. Faça simulações e veja qual opção cabe no seu bolso.

A primeira opção é ter um valor de entrada maior para que as parcelas do financiamento sejam menores ou que você consiga quitar o financiamento em um tempo mais curto.

Já, se preferir, é possível parcelar até 100% do valor do carro, conforme condições apresentadas pelas instituições financeiras, principalmente grandes bancos ou nos quais você já seja correntista.

Caso você tenha algum imprevisto durante a vigência do financiamento, entre em contato com a instituição financeira e renegocie as parcelas restantes. Da mesma forma, se tiver recebido algum dinheiro extra e queira quitar parcelas futuras, você reduzirá o tempo do contrato e pagará menos juros.

O mais importante ao ser contratar um financiamento é saber que o veículo é a garantia para o valor emprestado. Ou seja, se houver alguma inadimplência no pagamento do financiamento, você pode perder o direito de ficar com o carro.