Vai passear com os filhos? Saiba como transportar bebês e crianças com segurança no carro

Vai passear com os filhos? Saiba como transportar bebês e crianças com segurança no carro

27 de abril de 2021 0 Por Lara Aliano

Novas regras para cadeirinha no transporte de crianças

As novas regras para cadeirinha no transporte de crianças previsto na Lei nº 14.071/2020 , que passou a valer em abril, trouxe novidades para o transporte de crianças em carros, levando em consideração a idade, o peso e, em alguns casos, a altura das crianças. Portanto, se você é pai ou responsável por crianças não deixe de conferir este post.

Para saber mais sobre o novo código de trânsito confira este artigo no blog.

É imprescindível saber a diferença entre os dispositivos de retenção veicular e entender a importância de instalá-los e utilizá-los corretamente. Afinal, no Brasil, o trânsito ainda é a principal causa de morte acidental de crianças até 14 anos, segundo o Ministério da Saúde. 

As novas normas também são determinadas pela Resolução nº 819 do CONTRAN.

Os dispositivos de retenção veicular quando utilizados da maneira indicada, aumentam em até 71% a chance de sobrevivência a um acidente de carro.

ONG Criança Segura

Bebê conforto

Posição Correta para o Transporte de Bebês

Os nenéns devem ser carregados no bebê conforto até atingir a idade de 1 ano ou o peso de 13 kg. O bebê conforto é instalado no carro virado para o vidro traseiro e de costas para o banco do passageiro em um ângulo de 45O. 

O bebê conforto possui formato de concha e é ideal para recém-nascidos, pois acomoda e protege a cabeça e o pescoço do bebê.

Mesmo que recém-nascida, a criança nunca deve ser transportada no colo.

Novas regras para cadeirinha

A cadeirinha é utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade que tenham entre 9 e 18 kg. O equipamento fica voltado para a frente do veículo, no mesmo sentido dos demais assentos. 

A cadeirinha possui um sistema de retenção de cinco pontos, assim como os cintos de segurança de carros de corrida profissional, o que distribui melhor a energia do impacto em caso de colisão.

Assento de elevação

Crianças de 4 a 7 anos e meio de idade com até 1,45 m de altura e que pesem entre 15 e 36 kg devem ser transportadas em assentos de elevação, instalados no banco traseiro, atrás do passageiro. 

Esse equipamento serve para que a criança, sentada, fique mais alta. Assim, o cinto de segurança do carro passará nas partes do corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro)  capazes de suportar o impacto de uma colisão ou freada brusca.

Banco traseiro

Cinto de Segurança no Veículo

Quando a criança ultrapassar 1,45 m de altura e tiver mais de 7 anos e meio e menos de 10 anos de idade, ela pode ser transportada no banco traseiro sem o uso do assento de elevação. Lembre-se de sempre utilizar o cinto de segurança.

O banco da frente só é permitido a partir dos 10 anos de idade, assim como a garupa das motos.

Instalação

Independentemente do modelo do dispositivo de segurança, as formas de instalação no automóvel são apenas duas: o cinto de segurança de três pontos e o isofix. Portanto é obrigatório nos carros fabricados a partir de 2018, o isofix é composto por hastes metálicas soldadas diretamente nos chassis do carro. 

Ao utilizar esse sistema, a cadeirinha é presa por ganchos fixados às hastas metálicas. Além disso, os equipamentos que utilizam o isofix possuem um terceiro ponto de ancoragem, que pode ser uma haste apoiada no chão do automóvel ou uma fita a ser fixada na parte de trás do banco traseiro do carro. 

As especificações dos produtos como bebê conforto, cadeirinha e assento elevação também devem ser observadas pelos responsáveis.

Se você tiver dúvida de como instalar o dispositivo de segurança no seu carro, assista o vídeo: https://criancasegura.org.br/tudo-sobre-cadeirinha/#como-instalar 

Infração ás novas regras para cadeirinha

Bem como desrespeitar as novas regras da cadeirinha gera infração gravíssima e sete pontos na carteira de motorista, além de multa.

Por fim, seja no banco traseiro ou no banco da frente use sempre o cinto de segurança!