Saiba para que serve e como baixar o CRLV Digital

Saiba para que serve e como baixar o CRLV Digital

27 de dezembro de 2021 1 Por Lara Aliano

Você conhece o CRLV digital? O documento do seu carro está disponível em formato digital na palma da sua mão com um clique. Hoje vamos te mostrar como acessar o documento de posse obrigatória.

O que é o CRLV?

O CRLV é a sigla de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Também é conhecido como o documento do carro, o antigo DUT (Documento Único de Transferência).

O documento serve para que o proprietário comprove que quitou todos os débitos do veículo e o imposto anual. É no CRLV que contam todas as informações do veículo como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a placa, o modelo, o ano de fabricação.

É ainda o certificado que concede o direito de livre tráfego ao veículo e que atesta a sua propriedade. No verso do CRLV há o campo “Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo”, o que permite ao proprietário fazer a transferência do veículo para outra pessoa.

Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito (Detran) do Estado, bem como ter pagado o Seguro Obrigatório (DPVAT).

CRLV Digital

Desde 2019, conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180, o CRLV também está disponível digitalmente e pode ser acessado pelo smartphone.

A versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo tem todas as informações do documento impresso e a mesma validade jurídica do CRLV físico. A vantagem é que O CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

No entanto, se o aparelho celular estiver sem bateria, para efeitos de fiscalização, será considerado que o motorista não está portando o documento. Por isso, é recomendado que o condutor porte também a versão impressa do CRLV, que pode ser emitida sem custo.

Saiba como consultar multas e ainda pagar com descontos. Acesse o link a seguir: https://blog.cvpveiculos.com.br/legislacao/consultar-multas-detran-df/.

Passo a passo

Para baixar o CRLV digital no seu celular, você precisa ser o proprietário do veículo. Inclusive, você pode ter mais de um CRLV cadastrado, já que não há limite para a quantidade de documentos que podem ser baixados.

Para pessoa física

Requisitos: Código de Segurança do CRV e o número do Renavam.

  1. Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store;
  2. Clique em “entrar com gov.br” e efetue o cadastro;
  3. Quando abrir a tela inicial do aplicativo, clique em “Veículos”;
  4. Em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  5. Digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  6. Digite o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV)

Para pessoa jurídica:

Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

  1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran e clique no menu “Meus veículos”
  2. Clique em “Entrar com gov.br”, depois selecione “Certificado digital”;
  3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
  4. Na sequência será exibido os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
  5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “.pdf” ou “.p7s”;
  6. O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4;