Saiba como emitir a CNH digital passo a passo

Saiba como emitir a CNH digital passo a passo

28 de dezembro de 2021 0 Por Lara Aliano

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na versão online é possível ter todas as informações do documento impresso na palma da mão, no seu celular.

Para garantir a autenticidade da Carteira Digital de Trânsito é preciso fazer o download de um aplicativo oficial, sistema operacionalizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desde outubro de 2017. Nele, é possível guardar em seu celular, a carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome.

É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos. Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

No entanto, só é possível ter a Carteira Digital de Trânsito se a sua carteira de motorista possui um QR Code na parte de trás, ou seja, carteiras emitidas a partir de 1o de maio de 2017.

O QR Code é uma imagem, um barrametrico bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Imagem de um Qr Code

Como emitir a CNH Digital

Se você quiser contar com essa comodidade e segurança, basta fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play ou App Store, conforme o modelo do seu aparelho celular ou tablet.

A partir daí, siga o passo a passo abaixo:

1) Realizar acesso por meio do Login Único

Depois de instalar o aplicativo, você precisará fazer acesso através do Login Único do Gov BR. Clique aqui: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-carteira-digital-de-transito

2) Faça o cadastro no aplicativo biometricamente a partir da câmera do próprio dispositivo

O aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH digital e, para garantir que a pessoa é quem diz ser, é solicitada uma prova de vida como um teste. Esse teste consiste em virar a cabeça para um determinado lado ou piscar os olhos um de cada vez, separadamente, conforme as orientações do aplicativo.

3) Gerar CNH digital

Depois de ter realizado seu login, agora você precisará apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e tirar uma foto dentro do aplicativo.

Assim, o aplicativo vai comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Departamento de Trânsito (Detran). Por último, você irá confirmar o CEP cadastrado no Detran do estado de sua CNH. Se estiver tudo certo, o aplicativo vai gerar a CNH Digital.

4) Documentação solicitada

Se você tiver problemas em gerar a CNH digital, deverá procurar o Detran de origem para verificar a situação. Em alguns casos o problema é solucionado atualizando o número de celular, e-mail e CEP que são itens obrigatórios.

Vantagens do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Além de obter a CNH digital, o aplicativo ainda oferece outras vantagens ao usuário.

Dentre elas estão:

  • Compartilhamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também conhecido como documento do carro, o antigo DUT. (linkar para o post do blog sobre o assunto. Não localizei, não sei se já foi postado);
  • Indicar o principal condutor;
  • Gerar o boleto de infrações com desconto.