Entrega técnica: etapa mais importante da compra do seu veículo
Antes de ligar o seu carro novo e sair dirigindo por aí, é preciso conferir alguns itens e tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do veículo.
É o que acontece na entrega técnica, etapa final da venda e considerada um direito do cliente.
O processo acontece ainda na concessionária e é realizado por um profissional dedicado a esse atendimento e que sabe tudo sobre o modelo, principalmente, em relação às tecnologias embarcadas no carro.
Por isso, o motorista deve reservar um tempinho ao buscar o carro para que a experiência de receber o novo carro aqui na Fiat CVP seja completa e proveitosa.
O que é a entrega técnica de um veículo?
Mas, muito se engana quem pensa que a entrega técnica se restringe a receber as chaves do carro e tirar uma linda foto ao lado do seu novo veículo com um laço no topo.
A entrega técnica é o momento no qual a venda do carro realmente é finalizada. Para muitos, aquele momento é a concretização de um sonho, o começo de uma nova fase. Justamente por isso, a entrega técnica é considerada um direito do cliente.
Ao ir a concessionária receber o seu carro novo, o cliente deve ter tempo, pois receberá todos os esclarecimentos a respeito do funcionamento do bem adquirido. Esse atendimento é realizado por um profissional dedicado exclusivamente a esse serviço e que conhece todas as atualizações do modelo.
Também é na entrega técnica que o motorista recebe o manual do cliente. É nele que estão todas as informações sobre o veículo e ficarão registradas as manutenções a serem realizadas.
Além do mais, é a oportunidade que o cliente tem para tirar todas as dúvidas, antes de sair dirigindo e levar o carro para casa.
Itens da entrega técnica
Confira alguns pontos a serem observados durante a entrega técnica do seu veículo.
- recebimento do manual do cliente, do manual de garantia, da chave reserva, da antena;
- conferência do funcionamento do carro, inclusive dos pedais, limpador de para-brisas; faróis, faroletes, setas e luzes de freio;
- explicação sobre o funcionamento das tecnologias embarcadas no veículo como computador de bordo e assistente virtual;
- demonstração do funcionamento de vidros e travas elétricas, alarme, sistema de som, teto solar, iluminação interna e outros acionamentos eletrônicos que o carro tiver;
- checagem do pneu de estepe, macaco, triângulo, chave de roda, extintor de incêncio;
- explicação sobre o que está embaixo do capô: tampa do motor, nível de óleo, reservatório de água do limpador do para-brisa, reservatório de combustível de partida a frio, fluidos de freio, direção hidráulica e líquido do radiador; capa de cobertura da bateria, condições dos cabos e mangueiras;
- verificação do bom estado do veículo de forma geral: pintura, estofado, alinhamento das portas, do capô e do porta-malas;
- orientações sobre a manutenção do veículo e revisões programadas
Importância da entrega técnica
A compra de um veículo é um processo que inclui diversas tomadas de decisão, por isso, nem sempre acontece com tanta rapidez. Quando você decide comprar um carro, primeiro você pesquisa, avalia os modelos do mercado e compara para, somente depois, escolher o carro mais adequado às suas necessidades e partir para a negociação. Com tudo acertado, você assina o contrato de compra e, agora, é só esperar a chegada do carro, certo?
Errado! O processo de compra do seu carro não se encerra com a negociação e assinatura do contrato. A última fase para uma boa venda está na entrega técnica do produto.
Apesar de muitos clientes não identificarem essa etapa como essencial ao processo, é bom repensar como um bom atendimento na entrega técnica pode fazer toda a diferença para você melhor aproveitar o seu carro.